quinta-feira, 25 de janeiro de 2007


E LÁ VAMOS NÓS OUTRA VEZ...
"Fica V.Sa. intimado (a), sob as penas do art. 347 do Código Eleitoral, a comparecer ao Cartório dessa Zona Eleitoral (...) Art. 347 - Recusar algum cumprimento ou obediência a diligências, ordens ou instruções da Justiça Eleitoral ou opor embaraços à sua execução: Pena - detenção de três meses a um ano e pagamento de 10 a 20 dias-multa".
*******
Pois é, não escapei. É desse jeito que começa e termina o "convite" que recebi hoje. Mais uma vez mesária em dia de eleição. Não, não estou reclamando de ter que trabalhar num domingo de manhã. Não estou reclamando de ter que me levantar às 6 e pouco, nem de passar o dia com sono, nem de ter que almoçar correndo, nem de ficar olhando para o relógio o tempo todo para ver se as benditas 18:00 já chegaram. Isso é o de menos. Para ser bem sincera, até que a gente consegue se divertir um pouco! Eu disse "um pouco"! Nas horas de pouco movimento dá para trocar umas idéias com outros mesários, dá para brincar de procurar nomes estranhos na lista de votantes, até brincar de forca eu já brinquei entre uma votação e outra! Mas isso não tira a minha atenção de uma coisa: o brasileiro ainda não sabe votar! Não digo todos, detesto generalizações. Mas nessa época sempre se ouve essa frase clássica: "brasileiro não sabe votar!" Tem gente que chia, acha que não é bem por aí, mas é sim... Uma das "vantagens" de ser mesário é poder conferir que isso é uma triste verdade. Essa vai ser a quarta eleição que vou passar assistindo a jovens chegando à urna com ressaca e votando em qualquer um, adolescentes de 16, 17 anos votando pela primeira vez com aquela cara de "eu não tenho certeza de nada", pessoas muito simples votando em quem mandaram ou pagando com o voto a cesta básica que lhes foi dada de "presente". Tem gente ainda que chega bem diante da urna e pergunta: "e agora, o que eu faço?", "em quem eu voto mesmo?", "que número eu tenho que apertar?", "quem é esse mesmo?", "meu filho me falou para votar nesse aqui, o que você acha?" - eu ouvi essas frases e não pude fazer nada! Ficamos de mãos atadas... só podemos dizer "se o senhor não sabe em quem votar, então aperte qualquer número e confirme".Adianta alguma coisa o Brasil ser considerado A MAIOR DEMOCRACIA DO MUNDO? Adianta ter o status de primeiro país a ter adotado a urna eletrônica (com tecnologia 100% nacional)? Eu não sei... esses títulos até que dão um pouco de orgulho (de novo eu disse "um pouco"), mas depois eu vejo pessoas vendendo seus votos, sendo influenciadas, não se importando em votar em qualquer um, achando que votar em branco ou anulando vão resolver alguma coisa, não sabendo nem o nome de quem podem eleger!! Já que somos uma democracia assim tão grande, por que não se discute política nas escolas e dentro de casa? (infelizmente hoje vejo sendo discutida na igreja, de um modo bem parcial, mas isso é outra história). Quando eu era criança costumava ouvir as conversas dos meus pais e tios sobre política, gostava muito - embora não entendesse tudo - mas esse hábito que levei durante a adolescência e até hoje, fez de mim alguém que não se desespera diante de uma urna, muito menos que se deixa comprar. Não sou exemplo para ninguém, só digo que lamento que esse costume esteja se perdendo. Por outro lado, o que ainda não se perdeu foi o hábito de ignorar a política alegando que ela é chata, se conformar com tudo e votar no escuro - afinal, político é tudo corrupto mesmo, né? - e o que eu acho o pior de tudo: o velho e infalível " vote em mim e eu garanto um emprego para o seu filho". E assim caminha a maior democracia do mundo...

______________

(escrito em 06 de julho de 2006)

Nenhum comentário: