terça-feira, 8 de maio de 2007

MEU LIVRO DE MAIO


Não, não é mangá. É livro mesmo.
Imagino que quem não curte animês ou mangás (desenhos e quadrinhos japas, respectivamente), não vai dar importância a essa obra, mas devia! Mais do que tratar das aventuras de um dos samurais mais famosos e queridos dos otakus (fãs disso tudo), o livro ainda traz passagens importantes e verídicas a respeito da História do Japão - sobretudo durante o período em que os monarquistas tomaram a ilha, dando início à Era Meiji (lá pelos idos de 1867).

Graças à parceria entre Nobuhiro Watsuki (criador do Samurai X) e Kaoru Shizuka (historiador), o leitor pode saber um pouco mais sobre algumas tradições, fatos marcantes e hábitos do povo japonês da época. Por exemplo: foi só no começo da Era Meiji que surgiram os primeiros gyunabe-ya (restaurantes de comida ocidental), em Edo (atual Tóquio) e foi aí que eles finalmente conheceram a carne bovina. O livro explica até como ela era preparada.

Mas além das curiosidades a cerca da sociedade, economia e política japonesas, como não podia deixar de ser, o que prende mesmo é o velho dilema de Kenshin Himura: o de não voltar a usar sua Sakabatou (espada com lâmina invertida) para matar as pessoas - ainda que a tentação seja grande.

O livro traz duas histórias: uma inédita, em que "Viagem à Lua", de Júlio Verne, gera pequenas discussões entre os personagens - uns acham impossível que um dia o homem pise na Lua, outros preferem acreditar que sim - mas isso é só um pano de fundo para acontecimentos bem maiores. A segunda história é tirada do mangá e do animê, só que contada com maior riqueza de detalhes. É sobre uma parte do passado de Sanosuke Sagara (um dos caras mais lindos do mundo dos animês, palavra de fã XD ) que volta a assombra-lo no presente.

Samurai X - Rurouni Kenshin
Crônicas de um samurai na Era Meiji - Volume 1
Autor(es): Nobuhiko Watsuki e Kaoru Shizuka
Páginas: 174
Editora: JBC

Nenhum comentário: