sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

O preguiçoso mata o português
Os profs e os amantes da boa lg portuguesa q me desculpem, + o texto da vez foi feito p/ mostrar como 1 nova modalidade d escrita tem irritado mta gente. A mim, pelo menos. Axo q to fikando velha d+ ou devia ter nascido em outra época pq me recuso a aceitar certas koisas. Tem pelo menos uns 10 anos q entrei em contato c/ esse universo d Internet e desde sempre vejo as pessoas scrverm assim, c/ esse desleixo, c/ esse poko kaso. Qdo descobri as primeiras salas d bate papo, eu sempre demorava 1 poko p/ responder as pessoas pq eu keria scrver td direitinho. Keria colocar as vírgulas, os acentos, as plvras inteiras. E p/ q? C eu scrvesse dc modo irritante, iam me entender do msm jeito.Já li artigos q diziam q o cérebro sta treinado p/ entender as plvras msm q elas venham s/ algumas vogais e q o q importa no fim das contas é a idéia. C a pessoa entendeu, já basta. Isso me lembra a desculpa esfarrapada q daum p/ justificar os alunos passados d ano q ñ sabem scrver direito. Alguns educadores modernos dizem q ainda q os alunos ñ formem 1 frase completa, q ñ haja concordância e q as palavras stejam c/ erros ortográficos, ñ importa. O q vale é q eles saibam c expressar e c façam entendidos. Ok. A gente entende do msm jeito qdo dizem “a gente fomos” e “a gente foi”. Mas nossos ouvidos e a língua portuguesa ñ merecem ser agredidos. Respeito é bom e a gramática tb gosta.+ voltando à preguiça incitada pela Internet, lembrei-me d outra explicação do prof Pasquale. Axei q ele condenasse esse jeito d scrver, tinha ctz q ele diria q essa mania deixa as pessoas mal acostumadas e q futuramente nossa escrita staria fadada a 1 punhado d códigos. + ñ. D acordo c/ ele, esse modo d c expressar é mto bom, economiza tempo. É aquele velho papo d q c/ a velocidade das koisas e c/ o advento da Net, ng tem tempo a perder. Q c fosse p/ scrver td certinho, fika + fácil usarmos o telefone. Tb bem. Por esse lado até q a koisa ñ parece taum catastrófica. Só ñ vale a gente sair por aí usando essa lgg nas escolas, em fichas d inscrição, em currículos, em teses d mestrado...
E td cuidado é poko. Como c ñ bastasse a Net, a TV tb foi contaminada c/ essa “praga de praticidade”. 1 dos canais da rede Telecine – o Telecine Premium (da Sky) – exibe toda terça às 23:00, 1 sessão d filmes cujas legendas trazem essas gracinhas d palavrinhas mordidas. É o Cyber Movie. E como irrita! Ñ to exagerando. Tanta plvra picotada, X no lugar d CH, K no lugar d C, naum, taum, vaum, daum (o til foi aposentado), pq, vc, kd, td, nd, s/, c/, p/... por + treinado q 1 cérebro seja, isso é esteticamente insuportável. Tentei deixar esse texto 1 tanto agastante (ao menos visualmente) p/ q percebam como tds os dias nossa ortografia leva 1 surra, + ñ sei c consegui o suficiente. P/ 1 “velha”, scrver errado d propósito tb dá trabalho. Ñ estou me gabando d nada, ñ sou melhor q ng e ainda vou comer mta poeira até q meus textos sejam levados a sério. Eu tb tenho minha parcela d culpa pq ñ tem como fugir d scrver dessa forma qdo teclamos. Admito q é msm prático e q raramente fikamos s/ entender o q foi expresso (c bem q isso varia mto d pessoa p/ pessoa), + td tem limite! Só quero fazer 1 apelo p/ q ñ permitam q esse vício saia da Net e invada o resto do mundo. Blz?
____________________________________
Dicionário de Internetês
Foi disponibilizada no site do Telecine uma listinha com algumas das palavras que aparecem nas legendas do Cyber Movie. Eu até concordo que algumas abreviações sejam práticas, mas outras... convenhamos, são desnecessárias. Mas há quem curta.
(http://globosat.globo.com/telecine/cybermovie/home.htm)
Aqui - Aki
Beijos - Bjs
Maluco - Maluko (já que o sujeito "perde tempo" teclando o K, por que não tecla o C?)
Novidades - 9dades
No - Nu (repito a pergunta)
Comigo - Cgm
Pequeno - Pekeno
Ir - I (oh, Deus...)
É - Eh
Está - Tah
Cara - Kra
Casa - Ksa
Chamar - Xamar
Show - Xou (isso é coisa da Xuxa)
____________________________
Entaum? O q vo6 axam? ; )
____________________________
(escrito em 17 de outubro de 2006)

Nenhum comentário: