sexta-feira, 29 de junho de 2007

MEU LIVRO DE JUNHO

O mês já está no final e eu ainda não havia postado nenhum comentário sobre livros. Cometi o pecado da preguiça, mas como hoje é dia de um santo, espero que ele me perdoe. Afinal, hoje o dia é de São Pedro - se bem que ele vai ter que me perdoar de novo, já que hoje vim falar de um colega seu: São Francisco de Assis. Ou como chamo carinhosamente: São Chico.

Tenho mencionado seu nome algumas vezes em certos textos meus e hoje, boa parte do que eu sei sobre ele, tirei do livro de Inácio Larrañaga. O autor conta a vida de São Chico, desde quando ele era ainda simplesmente Francisco Bernardone, um moço comum, rodeado de amigos tão boêmios quanto ele. É muito gostoso poder acompanhar as transformações pelas quais Francisco passou até se tornar o Homem do Milênio - o texto passeia pela sua juventude, suas diferenças com o pai, suas dúvidas, seus momentos de reflexão e conversas com Deus, seu amor pela natureza e pelos pobres, seus medos e sua imensa sabedoria e bondade. Há também algumas passagens sobre (Santa) Clara, uma amiga muito especial de Francisco.

Acredito que a história de São Francisco é recomendável até mesmo para quem não é devoto, nem religioso. Mais do que religião, sua história tem a ver com o lado mais bonito da alma humana.

O Irmão de Assis
Autor: Inácio Larrañaga
Páginas: 400
Edições Paulinas

Nenhum comentário: