terça-feira, 21 de agosto de 2007

LIVRO DE AGOSTO

THE "FAB 4"

Desde que me entendo por gente, sempre ouvi falar nos Beatles, sempre achei engraçadinho o jeito como eles usavam o cabelo, sempre curti Twist and shout e sempre concordei com a expressão "bons moços do rock". Resumindo: só o lado A. Só que com o tempo, com a idade e com o amadurecimemto musical (todo mundo passa por isso um dia), a gente vai percebendo outras coisas além daquelas que todo mundo repete. Beatles são muito mais do que isso. Foram revolucionários tanto na época do iê-iê-iê como na era do psicodelismo. Os "Fab Four" não eram praticamente nada separados, mas, creio eu, e com a devida licença, imagino que alguma força misteriosa lá de cima, os juntou e deu do que deu.

Como eu disse, os anos foram passando e eu fui me interessando cada vez mais por eles, até que finalmente achei um livro que explicasse um pouco a origem da banda, a vida de cada um antes, durante e depois do encontro, suas idéias, seus sentimentos, sua percepção das coisas do mundo, como evoluíram... essas coisas que todo fã quer saber. Mas, além de ter confirmado minha paixão pelos Beatles como 4, acabei por me apaixonar por John, Paul, George e Ringo individualmente. Cada um deles tem uma história de vida muito interessante - às vezes muito sofrida, outras vezes engraçada (vivendo um bairros insalubres, presenciando a separação dos pais, praticando pequenos furtos, desafiando o sistema da escola, mostrando uma inteligência e esperteza ímpares). A que mais me tocou foi a de Ringo. Era praticamente uma pessoa que tinha tudo para dar errado e que com seu jeitinho tímido e seu talento escondido virou simplesmente Ringo Starr.

E para aqueles, que como eu, pensavam que britânicos não tinham lá muito senso de humor, os Beatles, pelo menos, provam o contrário. Eu não tinha idéia de como eles eram (2 ainda são) piadistas e irônicos (ainda que com o jeito inglês de fazer graça). Adoravam dar respostas engraçadinhas aos repórteres que lhes faziam perguntas toscas:

- Ringo, por que você usa dois anéis em cada mão?
(Ringo) - Porque não posso colocá-los no nariz.
- Acha que é errado dar tamanho mau exemplo para os adolescentes, fumando da maneira que fuma?
(Ringo) - É melhor do que ser alcoólatra.

- O que acha sobre as críticas dizendo que não são muito bons?
(George) - Nós não somos.

- O que faz no quarto de hotel no intervalo entre os shows?
(George) - Patinamos no gelo.

- Que história é essa sobre uma doença anual, George?
(George) - Todo ano pego câncer.

- Como se sentem enganando o mundo inteiro?
(Ringo) - Gostamos.
(Paul) - Na verdade não estamos enganando vocês.
(George) - Só um pouquinho.
(John) - Com se sente sendo enganado?

- Toda a bajulação das garotas afeta vocês?
(John) - Quando sinto minha cabeça girar, olho para o Ringo e percebo que não somos super-homens.

- Gostam de maiôs topless?
(Ringo) - Nós os usamos há muitos anos.

- O que vão fazer quando passar a beatlemania?
(John) - Contar o dinheiro.

Enfim, para não alongar muito essa conversa, só tenho a declarar que Beatles vão muito além de Love me do e de terninhos engomadinhos. Eles mostraram coisas novas ao mundo da música e não tiveram medo da transição de "meninos comportados" (coisa que nunca foram de verdade) para os místicos e psicodélicos de Sgt. Pepper's, além da criação da Apple - importante selo musical.

Livro recomendado pelo texto, pelas histórias tiradas do fundo do baú, pelo apanhado de declarações e pelas fotos.
Mas a minha busca continua...
BEATLES por eles mesmos
Pesquisa e organização: Luiz Antônio da Silva
Páginas: 175
Editora: Martin Claret

Nenhum comentário: