terça-feira, 21 de agosto de 2007

TRATADO (MODESTO E SUCINTO)
SOBRE A TIMIDEZ

“Sei que tento me vencer, acabar com a mudez/Quando eu chego perto, tudo esqueço/e não tenho vez/Me consolo, foi errado o momento, talvez/Mas na verdade, nada esconde essa minha timidez/ ... /E, como um raio/eu encubro, eu disfarço, eu camuflo, eu desfaço/Eu respiro bem fundo/hoje eu digo pro mundo/Mudei rosto e imagem/mas você me sorriu/Lá se foi minha coragem/Você me inibiu”
(Timidez – Biquíni Cavadão)

Desde criança ouço essa música e, principalmente na época da adolescência eu pensava que ela tinha sido feita sob medida para mim. Passei muito tempo pensando que timidez fosse uma espécie de maldição, afinal, os tímidos são vistos como fracos, medrosos, imbecis, débeis (está lá no dicionário!). Ser meio desajeitado e tímido é típico de adolescente, mas quando se começa a chegar à casa dos trinta, a gente fica meio preocupado. Por isso, sem pensar muito, comecei a rabiscar esse tipo de Tratado, na esperança de poder desmistificar para mim, para tantos tímidos e para quem não nos entende que não somos bem o que aparentamos.

Fiz isso baseada somente em experiências pessoais e observações; isso nada tem de fundo médico, não estou brincando com a psicologia, nem levantando diagnósticos – já que timidez não é doença (mas fobia social, sim). Quero apenas dizer para os extrovertidos, que nós, tímidos, não somos alienígenas. Aliás, é incrível o número de pessoas que se classificam como “patetas”, “palhaças” e “extrovertidas” em seus perfis do Orkut. Que o mundo está cheio de patetas, todos sabemos, mas o que me espanta é tanta gente admitindo que o são.

Enfim, esse projeto de Tratado nada mais tem do que o intuito de romper com uma visão distorcida da maioria e chamar os tímidos para um “levante”. Mas atenção aos oportunistas: não usem a timidez como desculpa para serem grossos. Assim vocês estarão queimando o filme de toda uma classe.

[1] Tímidos são vistos como orgulhosos, metidos e pedantes.
[2] Tímidos são, geralmente, os últimos a serem escolhidos para os times – seja de basquete, vôlei, futebol.
[3] Somos chamados de moscas-mortas, otários, CDFs, nerds.
[4] Se aproveitam dos tímidos nas filas.
[5] O aluno tímido sempre tem que emprestar o caderno para o colega engraçadão da turma copiar a matéria.
[6] Tímido evita beber (porque sabe que o mínimo que ele ingerir pode transforma-lo em outra pessoa).
[7] Tímidos são zoados quando vão tirar carteira de motorista.
[8] Temos um ataque do coração e nossas mãos transbordam um rio toda vez que precisamos apresentar um seminário, expor um trabalho, ler em público.
[9] Está provado, por pesquisa, que os tímidos ganham salários mais baixos que os extrovertidos.
[10] Os mais maldosos adoram fazer um tímido gaguejar.
[11] Tímidos raramente sabem dizer “não”.
[12] Se aproveitam dos tímidos para pedirem favores.
[13] Quando se referem a um tímido, dizem: “esse cara é estranho...”. Ou pior: “ela é anti-social”.

Mas, a quem interessar possa, existe o outro lado da moeda:

[1] Tímidos são misteriosos.
[2] Timidez também é charme.
[3] Tímidos têm um humor sarcástico e refinado.
[4] Quem fala menos e ouve mais, acumula mais sabedoria.
[5] Tímidos raramente dão vexame (uma namorada tímida é garantia de nunca ter “barraco” ou ceninhas patéticas de ciúmes).
[6] Tímidos são mais concentrados.
[7] Somos mais contemplativos – às vezes captamos mais detalhes onde a maioria não vê.
[8] O Beatle Ringo Starr era excessivamente tímido e tinha tudo para dar errado. No entanto ele é e sempre será simplesmente Ringo Starr!
[9] Outros tímidos assumidos: Woody Allen, Chico Buarque e Milton Nascimento. Precisa falar mais?
[10] Tímidos lêem mais (pelo menos os que eu conheço).
[11] Por sua discrição, tímidos são excelentes ouvintes e confidentes.
[12] Por vezes, a timidez ajuda a afastar os chatos.
[13] Se todos fossem adeptos do “oba-oba”, o mundo seria um caos.

Em suma: tímidos sofrem, mas há suas compensações. Por repetidas vezes podemos passar despercebidos na multidão, mas temos nossas peculiaridades, que no fim das contas, nos diferenciam do resto. Então, tímidos de todas as partes, não soframos por termos que nos adequar ao resto do mundo e às leis dos extrovertidos. Apenas ousemos mais, aprendamos cada vez mais com nossos tropeços (os literais e os figurados), lapidemos nossos talentos escondidos e surpreendamos o mundo! Aliás, isso me lembra uma frase de Benjamin Franklin: “Bem feito é melhor que bem dito”.

(Personagem da foto: Keitaro Urashima, de Love Hina)

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito das tuas palavras
..............................
ai ta uma pessoa que sabe falar pelos timidos.
bjos
tchau